Descubra como melhorar sua presença online e atrair mais clientes através de estratégias eficazes de otimização. Neste artigo, apresentamos 10 dicas para alcançar melhores resultados, desde entender como seus clientes chegam até você até a criação de conteúdo relevante, URLs amigáveis e o uso estratégico de palavras-chave, subtítulos e links. Não se esqueça da importância de imagens otimizadas e um site ágil e atraente. Implemente essas estratégias e impulsione seu crescimento online.
1- Intenção de Busca: Como os clientes estão nos procurando. Como ele chega? Descobrindo isso, você poderá alterar os títulos. Exemplo: Em uma situação, você vende cursos EAD, sendo assim, você colocaria um título “Benefícios de estudar a distância”.
2- Utilize a palavra-chave: São as palavras que colocamos no campo de palavra-chave, que são as palavras que possivelmente quem está interessado, irá utilizar para pesquisar sobre aquilo que você postou o conteúdo. Não procure as palavras que são mais utilizadas por todos, ou seja, as mais óbvias, porque a concorrência nela é muito maior. Utilize palavras mais específicas. Exemplo: Bateria automotiva. Escrever – bateria automotiva para Corsa, ou Clio, ou Creta; Deixar mais específico o campo de pesquisa. Utilize também palavras mais longas, normalmente, acima de 3 palavras, os concorrentes não investem. E consequentemente, se aparece num ranking maior.
3- Produza conteúdo relevante e com qualidade: Não adianta colocar 50 mil textos no site, se o conteúdo não for relevante. Porque se o conteúdo não a ajudar de fato, ela vai sair do site, simples assim. Postando conteúdo com relevância, ele vai compartilhar com outras pessoas porque aquele conteúdo o ajudou, o google percebendo esse compartilhamento ele vai te posicionar melhor no ranking.
4- Tenha um URL amigável:
Se for um URL cheio de datas, códigos, não passa segurança para o cliente. Que consequentemente, diminui o engajamento.
5- Faça Meta descrições: São os textos que aparecem abaixo dos links buscadores; faça algo que faça sentido para aquilo que ela está buscando. São pequenos textos que nós colocamos, que vão convencer a pessoa a clicar no seu blog. Objetivo principal, é ser amigável, para poder convencer ela a clicar no seu site.
6- Considere a densidade da palavra-chave: As palavras que você utilizar como palavra-chave, utilize ela durante o seu conteúdo, não muito e nem pouco. Indicado é de 3 a 5% ter a palavra chave. No título, nos subtítulos que você for criando, no próprio texto é importante ter ela mencionada algumas vezes, na URL, das imagens que você colocar é legal ter também.
7- Utilize subtítulos: Uma das maiores falhas dos blogs, é que as pessoas colocam o texto corrido. 2 mil palavras, 3 mil palavras, sem nenhum subtítulo, separação. Outra coisa, mais de 300 palavras por bloco de conteúdo, é considerado RUIM para o buscar, o texto não é tão dinâmico.
8- Otimize as suas imagens: O maior problema dos sites hoje em dia, são imagens muito pesadas. O site demora muito tempo pra abrir, e o buscador ele prefere sites mais rápidos para abrir na hora de indicar/ranquear algum site. A imagens é importante também, porque se a pessoa busca por algum conteúdo e abre o “google imagens” e ali fala sobre aquilo que ela quer ver, automaticamente ela vai entrar no seu site. Colocar o “.png ou .jpeg” como o nome da área do conteúdo, porque assim vai ranquear no google imagens, colocar também o alt text, que é o texto alternativo que você coloca na publicação que ajuda o seu orgânico. Sendo assim, peso leve; nome do arquivo como o título daquilo que você está falando; texto alternativo.
9- Coloque links internos e externos: Coloque links internos e externos. Link externo: São links que não fazem parte do seu site, são links de outros conteúdos. Link interno: São os conteúdos que você mesmo realiza e coloca como indicação. O ponto positivo disso tudo, é que tendo esse compartilhamento de links, “se unifica”, fazendo com que toda a otimização, aprendizado que aquela página já teve, ela será compartilhada com você. Mas claro, não abuse dos links ao ponto da pessoa nem ler o seu texto.
10- Tenha um site ágil e atraente: Tem muita gente que coloca muitas animações, muito efeito, muitas imagens, e o site fica pesado. A pessoa entra, demora 10-15 segundos pra abrir e tem muita coisa abrindo, então a chance dessa pessoa nem esperar carregar é gigante. E principalmente do google não ranquear, porque ele privilegia aqueles sites que são mais rápidos, que a pessoa tem um tempo maior de permanência. Faça uma parte visual bacana! Mas pense em como pode fazer, pra não deixar pesado.